Vamos conversar | Depressão e Síndrome do Pânico


(créditos da imagem amendobobo.tumblr.com)

Olá meninas. Hoje fiz um post especialmente para nós podermos conversar mais sobre 2 motivos delicados... Hoje, nós vamos falar de saúde.
Isso mesmo, vamos falar sobre 2 doenças que afetam 80% da população no Mundo.
São doenças um tanto delicadas, falando assim eu acho que vocês já devem desconfiar... Hoje vamos falar de Síndrome do pânico e Depressão.

A Depressão é uma doença causada por inúmeras coisas. Ela é  mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. Dependendo do motivo pode ser dada a crianças e adolescentes como separação dos pais, problemas na escola, sexualidade, rejeição e principalmente Bullying. Então, se você sofre com a depressão, não fique acanhado, aproximadamente de 15% a 20% da população mundial já sofreu depressão.
"Anne, como eu posso saber se realmente tenho depressão?"  É fácil saber, mas pra vocês que ainda não sabem os sintomas, são os a seguir:  Humor deprimido: desânimo persistente, tristeza, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade, vazio, culpa ou/e irritabilidade; Redução da capacidade de experimentar prazer na maior parte das atividades, antes consideradas como agradáveis; Diminuição da capacidade de pensar, de se concentrar, memorizar ou de tomar decisões; Ideação suicida. Fadiga ou sensação de perda de energia; Alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também sonolência excessiva ou sono interrompido); Alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite); Redução do interesse e prazer sexual; Agitação motora, inquietude; Alterações dos rimos circadianos (dormir fora de hora). Retraimento social (isolamento social); Chorar mais e com mais frequência; Comportamentos suicidas; Retardo psicomotor e lentificação generalizada, ou agitação psicomotora; Tentativa de suicídio. Comportamento auto-destrutivo (auto-mutilação).

A Síndrome do Pânico é uma doença um pouco grave,  assim como a depressão, ela pode causar a morte em um ataque de pânico. Pessoas que tem essa doença, normalmente tem problemas cardíacos e psicológicos.  A Sindrome do Pânico é causada por, normalmente, traumas, como pessoas sofrerem um acidente grave na sua frente, entes queridos falecerem, ou qualquer outra situação em que você entre em pânico. Por exemplo, eu peguei a síndrome quando meu primo se acidentou. Os sintomas da síndrome são; Dor no peito ou desconforto, Tontura ou desmaio, Medo de morrer, Medo de perder o controle ou de uma tragédia iminente, Sensação de engasgar, Sentimentos de indiferença, Sensação de estar fora da realidade, Náuseas ou mal-estar estomacal, Dormência ou formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto, Palpitações, ritmo cardíaco acelerado ou taquicardia, Sensação de falta de ar ou sufocamento, Suor, calafrios ou ondas de calor Tremores.

Se você se identificou com alguma dessas doenças, não se constranja, conte aos seus pais ou responsáveis. Eles vão te ajudar, te apoiar e pagar um psicologo e/ou psiquiatra pra vocês.
Espero que vocês tenham gostado do post. Mas e vocês, já sofreram ou ainda sofrem com alguma dessas doenças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário